BOM SAMARITANO
Instituição Particular de Solidariedade Social
HISTORIAL DA ASSOCIAÇÃO
A Associação Bom Samaritano nasceu em 1980 como resultado duma reflexão dum grupo de peregrinos à Terra Santa.
Foi constituída oficialmente por escritura de Junho de 1981, aprovou e registou os seus estatutos em 1988 e em 1990 foi declarada de utilidade pública adquirindo o estatuto de INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL.
Desde a sua fundação tem vindo a apoiar inúmeras famílias com carências graves a nível material, social e espiritual.
Numa primeira fase nos anos oitenta e noventa procurou dar resposta à carência habitacional. Para isso adquiriu terrenos cedidos gratuitamente pelas autarquias locais e por beneméritos particulares.
Assim, nasceu o loteamento da Rua do Vieiro em Sandim, onde construiu 6 habitações, o loteamento do Alto das Penas em Pedroso, atual Rua do Bom Samaritano, onde construiu 17 habitações e o loteamento das Bouças em Sandim, atual Rua do Bom Samaritano, onde construiu 10 habitações, que destinou a famílias carenciadas.
Para além dessas construções, colaborou com as Conferências Vicentinas e outras entidades apoiando com verbas significativas a construção de habitações sociais em Pedroso, Mozelos, Guetim, Sandim, Arcozelo e Vale de Cambra.
Em simultâneo procurou integrar na comunidade essas famílias carenciadas dando apoio monetário e géneros alimentares.
A partir do início deste século alargou o seu campo de ação a outras famílias carenciadas, preferencialmente residentes em Vila Nova de Gaia.
Em estreita colaboração com o Banco Alimentar contra a Fome do Porto, de quem somos parceiros, com a AMI e a Segurança Social no âmbito do PCAAC, distribuímos mensalmente cabazes alimentares a centenas de famílias avaliadas periodicamente com visitas e contactos regulares para podermos aferir as suas reais necessidades.
E por isso, para além do apoio alimentar, procuramos apoiar igualmente em vestuário e calçado, produtos de higiene, medicamentos, subsídios para as rendas e outras necessidades.
É assim a vida da nossa associação:
- gerir as 23 habitações sociais e outro património que pertence à associação;
- aceitar e avaliar os pedidos de apoio e atribuir os apoios diversos às famílias selecionadas.
Tudo isto sempre em trabalho comunitário voluntário e gratuito dos membros dos corpos gerentes, outros associados e beneméritos que procuram atingir o lema da associação “ A Felicidade está mais em dar que receber “.
Por isso e para isso, precisamos tanto desta nova sede.
Bem hajam todos os que nela colaboraram!